segunda-feira, 1 de maio de 2017

Cheesecake e as Pin-Ups!



Hoje vou homenagear as Pin-Ups com uma receita de Cheesecake tradicional!
Isso porque as Pin-ups do famoso ilustrador Gil Elvgren e aquelas que se inspiram em seu estilo levam o nome da sobremesa por serem provocativas e sedutoras, sendo doces, românticas, com uma certa ingenuidade e cheias de cores!

E a origem do Cheesecake, você conhece? Acredita-se desde a Grécia Antiga já saboreavam este "bolo de queijo" e há registros do alimento que datam de 200 anos a.C. De lá pra cá e mais precisamente no século XX, nos Estados Unidos, que a receita foi se transformando e ganhando novos ingredientes como a base de biscoitos e a cobertura de frutas como a conhecemos hoje.
Que tal preparar um Cheesecake de frutas vermelhas ainda hoje ou especialmente no Dia das Mães que está chegando? Veja como fazer abaixo:

Base de biscoitos:

Ingredientes:
200g de biscoitos tipo maisena
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de canela em pó
90g de manteiga derretida

Preparo:
Triture num liquidificador ou num multiprocessador os biscoitos até formar uma farofa. Eu quebrei um pouco os biscoitos antes para facilitar.
Adicione à farofa a canela e o mel e aos poucos a manteiga derretida até que estejam misturados uniformemente. Coloque esta mistura numa forma de 20cm de fundo removível e untada com manteiga. Precione com os dedos para compactar a farofa formando a base de biscoitos que você levará ao forno pré-aquecido a 165°C por 15min ou até que fique dourado. Deixe esfriar.

Cheesecake:

Ingedientes:
450g de creamcheese em temperatura ambiente
1 colher (chá) de raspas de limão
1 colher (café) de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
135g de açúcar refinado
2 ovos
1 copo de iogurte natural
2 colheres de suco de limão
1 colher (café) de bicarbonato de sódio

Preparo:

Primeiro você vai fazer uma mistura com o iogurte, o suco de limão e o bicarbonato de sódio. Esta mistura vai deixar o seu cheesecake mais cremoso. Deixe agir e reserve.
Numa batedeira, bata o creamcheese com as raspas de limão, o sal e a baunilha por 5 minutos. Depois acrescente o açúcar aos poucos e depois os ovos.
Por último acrescente a mistura de iogurte.
Coloque o creme na assadeira e sobre a base de biscoitos e leve ao forno preaquecido a 150°C e asse por 1 hora ou até que as bordas estejam douradas e o centro macio. Retire do forno e reserve.

Cobertura de Frutas Vermelhas

Ingredientes:

250g de morangos limpos e picados
1/2 xícara de açúcar refinado
2 colheres de geleia de framboesa
1 colher (sopa) de gelatina em pó dissolvida em 2 colheres de água fria

Preparo

Leve os morangos picados com o açúcar ao fogo baixo até que desmanchem um pouco e forme uma calda. Retire do fogo e acrescente a geleia de framboesa e a gelatina derretida em banho maria. Misture e quando estiver frio coloque sobre o cheesecake e leve para a gelar. O ideal e que fique na geladeira de um dia pro outro.
Desenforme com a ajuda de uma faca, raspando as paredes da assadeira e empurre com cuidado o fundo removível para cima. Disponha sobre uma bandeja ou um prato grande e está pronto para servir.




Como eu ainda não tenho uma forma redonda de 20cm e fundo removível, a minha é de 25cm, então não ficou tão alto, mas no caso pode-se dobrar a receita para ficar com um visual ainda mais apetitoso.



 REFERÊNCIAS:

MILES, Hannah. Cheesecake: 60 classic and original recipes for heavenly desserts. Ed.1. Ryland Peters Uk.

"Tipos de Pinups" por Daise Alves - Mente Flutuante http://www.menteflutuante.com.br/2013/01/tipos-de-pin-up.html?m=1

"Cheesecake de Morango" por Lubna Patrícia Abdallah- Simples Assim 
https://youtu.be/MlD6TnNCk8k

Fotos: Cleber Picciarelli
Vestido: Bia's Closet
Anéis: Lady Von Dante - Criações Divertidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário